var breeze_prefetch = {"local_url":"https:\/\/www.donacoelha.com","ignore_remote_prefetch":"1","ignore_list":["\/cart\/","\/checkout\/","\/my-account\/","cart\/(.)\/","checkout\/(.)\/","wp-admin\/(.)\/","wp-admin\/edit.php(.)\/","my-account\/(.)\/","my-account.php\/","wp-cron.php\/","contato\/","cart\/","my-account\/","checkout\/","wc-api\/","addons\/","add-to-cart\/","logout\/","lost-password\/","administrator\/","wp-login.php\/","wp-admin\/","wp-json\/","wp-cron\/","wp-comments-post.php\/","my-account\/customer-logout\/","wp-admin","wp-login.php"]};
var wc_add_to_cart_params = {"ajax_url":"\/wp-admin\/admin-ajax.php","wc_ajax_url":"\/?wc-ajax=%%endpoint%%","i18n_view_cart":"Ver carrinho","cart_url":"https:\/\/www.donacoelha.com\/cart\/","is_cart":"","cart_redirect_after_add":"yes"};
var dataLayer_content = {"visitorLoginState":"logged-out","pageTitle":"O que é libido? Entenda tudo sobre o desejo sexual!","pagePostType":"post","pagePostType2":"single-post","pageCategory":["sexo"],"postID":324823,"customerTotalOrders":0,"customerTotalOrderValue":0,"customerFirstName":"","customerLastName":"","customerBillingFirstName":"","customerBillingLastName":"","customerBillingCompany":"","customerBillingAddress1":"","customerBillingAddress2":"","customerBillingCity":"","customerBillingState":"","customerBillingPostcode":"","customerBillingCountry":"","customerBillingEmail":"","customerBillingEmailHash":"","customerBillingPhone":"","customerShippingFirstName":"","customerShippingLastName":"","customerShippingCompany":"","customerShippingAddress1":"","customerShippingAddress2":"","customerShippingCity":"","customerShippingState":"","customerShippingPostcode":"","customerShippingCountry":"","cartContent":{"totals":{"applied_coupons":[],"discount_total":0,"subtotal":0,"total":0},"items":[]}};
dataLayer.push( dataLayer_content );
A libido é o desejo sexual e manifestação da nossa sexualidade. Ela indica o impulso ou interesse sexual de alguém e a busca por satisfação, sendo influenciada por fatores biológicos, psicológicos, sociais e ambientais.
Por isso, a libido é uma experiência subjetiva, já que cada pessoa pode sentir de uma maneira diferente. Pra algumas, a falta de libido é completamente normal, enquanto pra outras, o desejo pelo sexo é ardente! ????
No post de hoje, eu te explico um pouco mais sobre esse bichinho tão interessante que nos deixa com tesão, como ele funciona, causas da baixa ou alta libido e como reacender a chama aí dentro. Vem comigo!
Entendendo o que influencia o desejo sexual
Pra início de conversa, o desejo sexual não se trata de uma “simples” ereção ou tesão. Ele não é inato e sofre de diversas interferências¹, que fazem com que as pessoas lidem com esses impulsos de formas distintas.
As alterações hormonais, afetadas pela produção de testosterona, nos impactam no quesito biológico e químico das reações sexuais. Mas os vínculos afetivos, sexuais e como nos relacionamentos com as pessoas, também influenciam nesse desejo.
Além disso, o estado emocional, que envolve a nossa satisfação com a vida, social e profissional, também impactam na libido. Por isso, pode ser muito vantajoso procurar formas de relaxamento pra recuperar o tesão ou melhorar a performance, porque a ansiedade também nos trava e nos impede de aproveitar o gozo.
Por conta disso tudo, os que motiva uma pessoa a engajar sexualmente com outra ou a forma que ela lida com a própria sexualidade é muito variável. Pra cuidar da saúde sexual e encontrar um equilíbrio no desejo é preciso olhar pra outras áreas da vida.
Por que a libido feminina é “diferente” da masculina?
A libido feminina é afetada por todas as questões anteriores, mas pode sofrer maior alteração, em comparação à masculina, devido ao ciclo menstrual e à produção de hormônios sexuais: a testosterona e o estrogênio.
Como o ciclo menstrual é uma montanha-russa hormonal, quem menstrua sofre um pouco mais com a oscilação do desejo sexual ????. Nas fases de ovulação, menstruação e pós-menstruação, os níveis dos hormônios sexuais continuam elevados e o tesão bate forte!
Nesse momento, também acontece um aumento da lubrificação natural e vascularização do clitóris, então é a hora perfeita pra chegar a orgasmos com mais facilidade. Então, é só agarrar sua parceria ou tirar o vibrador da gaveta!
Porém, quando a produção de progesterona, hormônio envolvido no processo de gestação, volta a aumentar lá na fase lútea, é aí que o bicho pega: a libido vai lá pro chão². Mas, cada gestante sente esses efeitos de uma maneira, tanto pra mais, quanto pra menos.
Agora que você já sabe como funciona a libido e as questões que impactam o seu impulso sexual, está na hora de descobrir o que fazer com todas essas informações! Então, bora lá entender o que fazr pra aumentar esse desejo! ????
O que causa a libido baixa?
Além desses fatores hormonais, existem outros motivos pra baixa libido. Como o desejo sexual é afetado por questões emocionais, sociais e ambientais, os níveis desse impulso podem ser influenciados por:
Estresse, depressão ou ansiedade;
Sono irregular;
Crises no relacionamento;
Anticoncepcional;
Efeitos colaterais de medicamentos;
Abuso de álcool, cigarro e outras drogas;
Menopausa;
Gravidez ou lactação.
Por isso, se você tá passando por uma fase de libido baixíssima, pode procurar um ginecologista ou psicólogo pra identificar as razões e encontrar o melhor tratamento. Alteração de doses de medicamentos ou fisioterapia, por exemplo, podem ser alternativas sugeridas.
Quando a libido volta após o parto?
O desejo sexual pode demorar até um ano pra voltar aos níveis anteriores à gravidez. É normal que, mesmo após os 40 dias do resguardo, muitas mulheres continuem sem sentir vontade de transar.
A queda na produção de estrogênio impacta e muito a libido na gravidez. Mas, com a volta da menstruação, tudo tende a se reequilibrar! Então, dê tempo ao tempo e invista mais em beijos, carícias e toques, até recuperar a lubrificação e o tesão.
A fisioterapia pélvica pode ser uma grande alternativa pra minimizar as disfunções sexuais no puerpério, por fortalecer a musculatura pélvica, melhorar o autocuidado e confiança nas mulheres.
É normal a libido diminuir depois da menopausa?
Como no climatério acontece a diminuição na produção de testosterona, estrogêneo e progesterona, a queixa da baixa da libido é muito comum³. Além disso, os fatores psicológicos desse nova fase, relacionados ao estresse e baixa autoestima, também impactam no desejo sexual.
Eu e a equipe da Dona Coelha fizemos um post bem explicativo sobre como recuperar a libido na menopausa. Pra tudo têm solução e você não pode ficar de fora de explorar o prazer em todas as fases da vida!
Como aumentar o desejo sexual?
Se você tá passando por um período de fogo brando, com falta de vontade de fazer sexo, não precisa se preocupar! Existem formas naturais de recuperar a libido e eu vou listas apenas algumas delas:
Invista nas suas fantasias e sex toys: estimule a criatividade e dê asas a sua imaginação com livros, podcasts e brinquedos eróticos pra atiçar os desejos;
Aumente o tesão por você mesma: tire um tempo pra autocuidado e conhecer o que te traz satisfação (pode ser uma skincare, uma lingerie sensual, ou algo que saia da rotina);
Coloque comidas e chás afrodisíacos no prato: alimentos com vitaminas do complexo B, ômega 3, maca peruana, gengibre e ginseng são ótimas pedidas pra tratar disfunções sexuais! Eles são aliados da produção hormonal e melhoram a circulação sanguínea;
Faça fisioterapia pélvica ou pompoarismo: sim, fortalecer o assoalho pélvico aumenta a libido! Os exercícios de contração potencializam a circulação sanguínea, intensificam a lubrificação e sensibilidade local⁴;
Aposte nas preliminares pra recuperar o fogo no rabo: pra recuperar o tesão aos poucos, aposte nos beijos quentes, dirty talk, preliminares, no oral, toques íntimos, masturbação e sinta todas as sensações gostosas com a sua parceria até reacender a chama aí dentro!
Viu só como alguns hábitos simples podem potencializar a sua qualidade de vida? Pra você descobrir todos os detalhes de como aumentar a libido, fique de olho no blog da Dona Coelha! Por aqui, você encontra dicas de ouro pra melhorar o seu bem-estar, qualidade de vida e saúde sexual!
Até a próxima! ????????
REFERÊNCIAS:
[1] ANDRADE-SILVAI, Maria do Carmo de. Olhares sobre o desejo sexual. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, [S.L.], v. 18, n. 1, p. 151-168, 16 maio 2007. Revista Brasileira de Sexualidade Humana. http://dx.doi.org/10.35919/rbsh.v18i1.414.
[2] CLÍNICA IDEM. Como lidar com a libido baixa após a gravidez? Disponível em: https://clinicaidem.com.br/como-lidar-com-a-libido-baixa-apos-a-gravidez/. Acesso em: 21 nov. 2023.
[3] GINECO. Bayer Group. Diminuição da libido no climatério. Disponível em: https://www.gineco.com.br/saude-feminina/materias-2/diminuicao-da-libido-no-climaterio. Acesso em: 21 nov. 2023.
[4] RICCA, Patrícia Cristina. Os Benefícios da Fisioterapia no Equilíbrio da Libido no Puerpério. 2023. 52 f. TCC (Graduação) — Curso de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia, Centro Universitário Fasipe, Sinop, 2023. Disponível em: http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/615. Acesso em: 21 nov. 2023.
LYNDSEY HARPER. Clue. 5 coisas a saber sobre a sua libido. 2022. Revisado clinicamente por Lynae Brayboy, MD, FACOG.. Disponível em: https://helloclue.com/pt/artigos/prazer/5-coisas-a-saber-sobre-a-sua-libido. Acesso em: 21 nov. 2023.
Bom dia eu não tenho vontade de fazer sexo eu nunca gostei eu falo com a minha mãe que eu não sei como eu consegui ter duas filhas e eu não sinto desejo sexual e depois que eu entrei na menopausa aí que piorou tudo é eu fico muito sem graça de falar isso com o meu esposo
Oi Patricia,
É muito válido e corajoso da sua parte falar sobre isso, já que a falta de desejo sexual é algo mais comum do que parece, especialmente após a menopausa. Conversar com seu esposo, mesmo que aos poucos, pode ser um caminho para fortalecer a parceria e buscar soluções juntos.
Além disso, um acompanhamento médico ou com um terapeuta sexual pode ajudar a entender melhor o que você está sentindo e, se for seu desejo, encontrar formas de melhorar sua qualidade de vida. Não tenha vergonha, pois cuidar do seu bem-estar é um ato de amor próprio! ????
window.fluent_form_ff_form_instance_5_1 = {"id":"5","settings":{"layout":{"labelPlacement":"top","helpMessagePlacement":"with_label","errorMessagePlacement":"inline","asteriskPlacement":""},"restrictions":{"denyEmptySubmission":{"enabled":false}}},"form_instance":"ff_form_instance_5_1","form_id_selector":"fluentform_5","rules":{"email":{"required":{"value":true,"message":"Este campo \u00e9 obrigat\u00f3rio","global":false,"global_message":"Este campo \u00e9 obrigat\u00f3rio"},"email":{"value":true,"message":"This field must contain a valid email","global":false,"global_message":"Por favor, verifique se o email est\u00e1 correto"}}},"debounce_time":300};
jQuery( function( $ ) {
$( '#billing_address_2' ).on( 'input', function() {
var value = $( this ).val();
if ( value.length > 30 ) {
$( this ).val( value.substring( 0, 30 ) );
$( '#billing_address_2_error' ).text( 'O seu Complemento não pode ter mais que 30 caracteres.' );
} else {
$( '#billing_address_2_error' ).text( '' );
}
} );
} );
document.body.addEventListener("blur", function(event) {
if (event.target.matches("input[type='email']")) {
const regexEmail = /^[#&*\/=?^{!}~'_a-z0-9-\+]+([#&*\/=?^{!}~'_a-z0-9-\+]+)*(\.[#&*\/=?^{!}~'_a-z0-9-\+]+)*[.]?@[_a-z0-9-]+(\.[_a-z0-9-]+)*(\.[a-z0-9]{2,63})$/i;
if (!regexEmail.test(event.target.value)) {
return false;
}
if (getCookieValueByName("tracking_email") == encodeURIComponent(event.target.value)) {
return false;
}
document.cookie="tracking_email="+encodeURIComponent(event.target.value)+"; path=/";
var isCheckout = false;
var isAccountPage = false;
var subscription_location = "";
if (isCheckout) {
subscription_location = "order-checkout";
} else if (isAccountPage) {
subscription_location = "sign-up";
}
var xhrobj = new XMLHttpRequest();
xhrobj.open("POST","/wp-admin/admin-ajax.php");
var params = "action=the_ajax_hook&tracking_email=" + encodeURIComponent(event.target.value) + "&subscription_location=" + encodeURIComponent(subscription_location);
xhrobj.setRequestHeader("Content-type", "application/x-www-form-urlencoded");
xhrobj.send(params);
return;
}
}, true);
function getCookieValueByName(name) {
var match = document.cookie.match(new RegExp("(^| )" + name + "=([^;]+)"));
return match ? match[2] : "";
}
(function () {
var c = document.body.className;
c = c.replace(/woocommerce-no-js/, 'woocommerce-js');
document.body.className = c;
})();
var woocommerce_params = {"ajax_url":"\/wp-admin\/admin-ajax.php","wc_ajax_url":"\/?wc-ajax=%%endpoint%%","i18n_password_show":"Show password","i18n_password_hide":"Hide password"};
var automatewoo_presubmit_params = {"guest_id":"0","language":"","email_capture_selectors":[".woocommerce-checkout [type=\"email\"]","#billing_email",".automatewoo-capture-guest-email","input[name=\"billing_email\"]"],"checkout_capture_selectors":["billing_first_name","billing_last_name","billing_company","billing_phone","billing_country","billing_address_1","billing_address_2","billing_city","billing_state","billing_postcode"],"ajax_url":"\/blog\/o-que-e-libido-entenda-tudo-sobre-o-desejo-sexual\/?aw-ajax=%%endpoint%%"};
var fluentFormVars = {"ajaxUrl":"https:\/\/www.donacoelha.com\/wp-admin\/admin-ajax.php","forms":[],"step_text":"Etapa %activeStep% de %totalStep% - %stepTitle%","is_rtl":"","date_i18n":{"previousMonth":"M\u00eas anterior","nextMonth":"Pr\u00f3ximo m\u00eas","months":{"shorthand":["Jan","Fev","Mar","Abr","Maio","Jun","Jul","Ago","Set","Out","Nov","Dez"],"longhand":["Janeiro","Fevereiro","Mar\u00e7o","Abril","Maio","Junho","Julho","Agosto","Setembro","Outubro","Novembro","Dezembro"]},"weekdays":{"longhand":["Domingo","Segunda-feira","Ter\u00e7a-feira","Quarta-feira","Quinta-feira","Sexta-feira","S\u00e1bado"],"shorthand":["Dom","Seg","Ter","Qua","Qui","Sex","Sab"]},"daysInMonth":[31,28,31,30,31,30,31,31,30,31,30,31],"rangeSeparator":" para ","weekAbbreviation":"Sem","scrollTitle":"Rolar para aumentar","toggleTitle":"Clique para alternar","amPM":["AM","PM"],"yearAriaLabel":"Ano","firstDayOfWeek":1},"pro_version":"6.0.3","fluentform_version":"6.0.3","force_init":"","stepAnimationDuration":"350","upload_completed_txt":"100% conclu\u00eddo","upload_start_txt":"0% Conclu\u00eddo","uploading_txt":"Enviando","choice_js_vars":{"noResultsText":"N\u00e3o foram encontrados resultados","loadingText":"Carregando...","noChoicesText":"N\u00e3o foram encontradas op\u00e7\u00f5es","itemSelectText":"Pressione para selecionar","maxItemText":"Somente op\u00e7\u00f5es %%maxItemCount%% podem ser adicionadas"},"input_mask_vars":{"clearIfNotMatch":false},"nonce":"d5ab0a8b19","form_id":"5","step_change_focus":"1","has_cleantalk":""};
window.fluent_form_ff_form_instance_5_2 = {"id":"5","settings":{"layout":{"labelPlacement":"top","helpMessagePlacement":"with_label","errorMessagePlacement":"inline","asteriskPlacement":""},"restrictions":{"denyEmptySubmission":{"enabled":false}}},"form_instance":"ff_form_instance_5_2","form_id_selector":"fluentform_5","rules":{"email":{"required":{"value":true,"message":"Este campo \u00e9 obrigat\u00f3rio","global":false,"global_message":"Este campo \u00e9 obrigat\u00f3rio"},"email":{"value":true,"message":"This field must contain a valid email","global":false,"global_message":"Por favor, verifique se o email est\u00e1 correto"}}},"debounce_time":300};
document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() {
// Seleciona a imagem de entrada
var entryImage = document.querySelector('.entry-image.relative');
if (!entryImage) return;
// Seleciona todos os elementos dentro do conteúdo do post
var contentElements = document.querySelectorAll('.entry-content.single-page > *');
// Encontra o primeiro parágrafo de texto
var firstParagraph;
for (var i = 0; i < contentElements.length; i++) {
if (contentElements[i].tagName.toLowerCase() === 'p' && contentElements[i].textContent.trim().length > 0) {
firstParagraph = contentElements[i];
break;
}
}
// Move o primeiro parágrafo encontrado antes da imagem de entrada
if (firstParagraph) {
firstParagraph.classList.add('leadText'); // Adiciona a classe leadText ao parágrafo
entryImage.parentNode.insertBefore(firstParagraph, entryImage);
}
});
wcasThemeSearch = document.querySelectorAll('.header-search');
if (wcasThemeSearch.length > 0) {
wcasThemeSearch.forEach((wcasThemeSearchItem, index) => {
if (document.querySelector('#wcas-theme-search-' + index + ' > li') !== null) {
wcasThemeSearchItem.replaceWith(document.querySelector('#wcas-theme-search-' + index + ' > li'));
}
});
}
document.querySelectorAll('.wcas-theme-search').forEach(function (elem) {
elem.remove();
});
(function ($) {
$(document).ready(function () {
$(document).on('keyup', '#search-lightbox .dgwt-wcas-search-wrapp .dgwt-wcas-search-input', function () {
if (this.value.length >= 3) {
if (!$(this).closest('.dgwt-wcas-search-wrapp').hasClass('dgwt-wcas-flatsome-up')) {
setTimeout(function () {
$(window).trigger('resize.autocomplete');
}, 105);
}
$(this).closest('.dgwt-wcas-search-wrapp').addClass('dgwt-wcas-flatsome-up');
}
});
var refreshDropdownPosition;
var style = '';
var positioning = false;
$(document).on('mouseenter', '.header-search-dropdown a', function (e) {
if (positioning) {
return;
}
setTimeout(function () {
var pos = $(e.target).closest('.header-search').find('.nav-dropdown').attr('style');
if (typeof pos == 'string' && pos.length > 0) {
style = pos;
}
refreshDropdownPosition = setInterval(function () {
if ($('body').hasClass('dgwt-wcas-open') && style.length > 0) {
$('.nav-dropdown').attr('style', style);
}
if (!$('body').hasClass('dgwt-wcas-open') && !$('.header-search').hasClass('current-dropdown')) {
clearInterval(refreshDropdownPosition);
$('.nav-dropdown').removeAttr('style');
style = '';
positioning = false;
}
}, 10)
}, 400);
positioning = true;
});
$(document).on('click', '.header-search-lightbox > a, .header-search-lightbox > .header-button > a', function () {
var formWrapper = $('#search-lightbox').find('.dgwt-wcas-search-wrapp');
setTimeout(function () {
if (formWrapper.find('.dgwt-wcas-close')[0]) {
formWrapper.find('.dgwt-wcas-close')[0].click();
}
formWrapper.removeClass('dgwt-wcas-flatsome-up');
formWrapper.find('.dgwt-wcas-search-input').trigger('focus');
// Recalc button positions.
const plugin = formWrapper.find('.dgwt-wcas-search-input').data('autocomplete');
plugin.positionPreloaderAndMic();
}, 300);
});
// Mobile
$(document).on('click', '.mobile-nav .header-search .icon-search', function () {
var $handler = $('.js-dgwt-wcas-enable-mobile-form');
if ($handler.length) {
$handler[0].click();
// Close unused modal.
setTimeout(function () {
var $modalClose = $('.mfp-wrap .mfp-close');
if ($modalClose.length) {
$modalClose[0].click();
}
}, 300);
}
});
});
})(jQuery);
(function ($) {
// Fix Quantity buttons
$(document).on('dgwtWcasDetailsPanelLoaded', function () {
var $quantityFields = $('.dgwt-wcas-details-wrapp .quantity');
if ($quantityFields.length) {
$quantityFields.addQty();
}
});
})(jQuery);
Sempre procuro estar em contato com meu corpo e busco usar alguns acessórios para me estimular.
Bom dia eu não tenho vontade de fazer sexo eu nunca gostei eu falo com a minha mãe que eu não sei como eu consegui ter duas filhas e eu não sinto desejo sexual e depois que eu entrei na menopausa aí que piorou tudo é eu fico muito sem graça de falar isso com o meu esposo
Oi Patricia,
É muito válido e corajoso da sua parte falar sobre isso, já que a falta de desejo sexual é algo mais comum do que parece, especialmente após a menopausa. Conversar com seu esposo, mesmo que aos poucos, pode ser um caminho para fortalecer a parceria e buscar soluções juntos.
Além disso, um acompanhamento médico ou com um terapeuta sexual pode ajudar a entender melhor o que você está sentindo e, se for seu desejo, encontrar formas de melhorar sua qualidade de vida. Não tenha vergonha, pois cuidar do seu bem-estar é um ato de amor próprio! ????